IDADE: 6 a 12 anos
SOBRE: O objetivo do Baralho Penso, Sinto e Me Comporto é ajudar a criança a trabalhar situações difíceis/ disfuncionais em sua vida, através da identificação dos pensamentos , sensações, sentimentos e comportamentos que ocorrem nessas situações, bem como encontrar possíveis formas de lidar com a mesma.É um excelente recurso que pode ser usado em qualquer momento da terapia, para auxiliar de forma psicoeducativa a criança a discriminar e manejar situações do seu cotidiano, através da reestruturação cognitiva.
Autora: Roberta Tavares Lopez – psicóloga ( CRP 06/48731) PRODUTO EXCLUSIVO - PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARCIAL OU TOTAL, sob efeitos da pena da lei.
ATENÇÃO! PRODUTO ARTESANAL - parazo de até 7 dias para envio, caso tenhamos disponível em estoque será enviado imediatamente.
Contém 101 cartas. ATENÇÃO: as cartas não são plastificadas. Imagens meramente ilustrativas.
Modo de usar:
1-Apresentar para a criança a carta situação, para que ela ou o terapeuta registre ( com a caneta que vem acompanhando o baralho) uma situação a ser trabalhada ( a carta pode ser apagada). 2- Apresentar para a criança as pilhas de cartas , na seguinte sequência: O QUE EU SINTO NO MEU CORPO, O QUE EU PENSO, MEUS SENTIMENTOS E MEUS COMPORTAMENTOS . Apresentar uma pilha de cada vez, para que a criança vá selecionando o que acontece com ela naquela situação.
3- Montar uma espécie de “mapa” , com as cartas sobre a mesa, para que a criança visualize o que acontece com ela, e conversar a respeito.
4- A seguir, apresenta-se a pilha de cartas COMO ENFRENTAR , para que a criança pense em possíveis formas de manejar a situação que está sendo trabalhada. Essas cartas também devem ser colocadas sobre a forma de “mapa” sobre a mesa, para que a criança tenha a noção do todo, e possa discriminar o que acontece com ela e o possível manejo da situação.
5- Por último, apresentam-se as pilhas NOVOS PENSAMENTOS e novamente a pilha MEUS SENTIMENTOS, para que a criança aponte como está pensando e se sentindo após ter trabalhado a situação ( essa última etapa pode ser realizada na mesma sessão, ou pode ser realizada na sessão seguinte, depois que a criança efetivamente pôde trabalhar a situação in loco).
5- Observe que, em cada pilha, há cartas em branco, que podem ser completadas com registros que não apareceram nas demais cartas.
Projeto gráfico: Ana Beatriz Gambarini
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